Coaching

O que é Coaching?

Coaching vem de carruagem, das palavras “coche” (inglês medieval) e “coach” (inglês atual). A palavra sempre deu a ideia de levar ou transportar, mas coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar as pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.

É uma metodologia presente em grande parte do mundo e que tem como objetivo alcançar resultados pré-determinados, partindo de uma situação atual para uma situação desejada (foco nas realizações de metas e objetivos), através do desenvolvimento de competências.

O coaching é um processo no qual o cliente forma uma parceria com um coach, com o propósito de identificar e alcançar metas. Essa parceria cria uma sinergia e um “momentum” que possibilita ao cliente alcançar o seu melhor.

O Coaching possibilita a visualização clara dos pontos principais para o aumento da autoconfiança, possibilidades de transpor obstáculos e superar limitação, ou seja, o Coaching é uma ferramenta essencial para as pessoas conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar o sucesso.

É um PROCESSO sistematizado que utiliza uma METODOLOGIA testada e comprovada para criar uma PARCERIA com o cliente para viabilizar que ele ATINJA SUA META e conquiste uma performance continuamente excelente.

Entendendo o Coaching

Atualmente não existe um órgão que regulamente a profissão de Coaching no Brasil, mas sim empresas que fazem parcerias com Instituições Internacionais. Portanto, não existe somente uma certificação internacional válida no Brasil. Pelo contrário! Existem empresas que seguem uma determinada metodologia e abordagem do exterior.

A Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humano®, preza pela ética, profissionalismo e excelência da profissão de Coaching na América Latina e, por isso, tem reconhecimento e aprovação da International Association of Coaching-Institutes (órgão internacional que regulamenta o uso do coaching em toda a Europa).

Nossa metodologia de alta aplicabilidade, com resultados imediatos, testados, aprovados e, principalmente, comprovados em diversas empresas multinacionais e nacionais, lhe permitirá ser um profissional Coach com Reconhecimento e Aprovação Internacional. E ainda com certificação válida em todo o mundo! Assim, garantimos que você atuará com segurança e credibilidade, com um vasto conhecimento e ferramentas para aplicabilidade em diversas companhias nacionais e multinacionais, em todos os tipos de Coaching citados abaixo.

Coach, Coachee e Coaching
Coach: Profissional
Coachee: Cliente
Coaching: Metodologia/Processo

Qual o papel do Coach?

Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional conduz o seu Coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso através de planejamentos pessoal e profissional de curto, médio e longos prazos.

Quem precisa de um Coach?

Pessoas que necessitam desenvolver habilidades, competências, ser mais organizadas, fazer planejamentos, atingir metas profissionais, ter qualidade de vida, novas oportunidades, alta liquidez, que almejam aumentar significativamente seus rendimentos, esportistas que desejam bater recordes, estudantes que ainda não sabem qual faculdade fazer e qual profissão seguir, profissionais liberais que querem alavancar seus negócios. Em suma: qualquer pessoa/profissional se beneficiará com este processo.

Como acontece o processo de Coaching?

Em sessões individuais (presenciais ou via telefone), que são divididas, em média, em 10 sessões de uma hora e meia cada, com um intervalo de, no mínimo, uma semana entre uma e outra. O Coaching também pode ser aplicado em grupos.

O coaching pode funcionar como:

– Uma forma de estímulo e acompanhamento em longo prazo, adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal;
– Acompanhamento profissional de pessoas em diferentes profissões e contextos;
– Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução;
– Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional;
– Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente;
– Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.

Formas típicas de trabalho:

– Configuração ou definição do relacionamento;
– Conversa orientada para soluções;
– Descoberta de valores;
– Definição de metas;
– Perguntas, tarefas, avaliação, feedback;
– Treinamento e desenvolvimento de competências;
– Simulação, encenação, desempenho de papel (role play).

Âmbitos do coaching:

– Segundo os participantes: Coaching individual e de grupo;
– Segundo os Grupos-alvo: Esportistas, artistas, políticos, médicos, instrutores, executivos, pessoas de liderança, etc;
– Segundo os temas: alcançar metas, aumentar as competências, resolver conflitos, superar obstáculos e crises, saúde, etc;
– Segundo os interesses dos clientes: Manter recursos, descobrir capacidades, desenvolver competências, identificação da missão, planejamento de vida, e relação e parceria;
– Tipos de clientes: Visitante, cliente, queixoso e co-coach;
– Papéis do coach: Parceiro para treinar, pessoa de referência externa, instrutor, acompanhador de processos e propiciador de feedback.

Quais são os principais tipos de Coaching?

Coaching de Vida: Processo de Coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, para desenvolvimento pessoal e planejamento de vida. É solicitado por qualquer pessoa que deseja alcançar um determinado objetivo.
Coaching Executivo: Processo de Coaching desenvolvido para alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Solicitado por: empresários, diretores, executivos, entre outros.
Coaching de Carreira: Processo de Coaching desenvolvido para orientar carreiras profissionais, bem como em seu completo desenvolvimento e encaminhamento de novas oportunidades.
Leader Coach: Processo de Coaching desenvolvido para que as competências de um Coach (perguntas estratégicas, feedback, empatia, conduzir processos, ser um líder servidor, escuta ativa, entre outras) sejam adquiridas.
Coaching Organizacional: Elaborado para o desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças, este processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organização, com ações e objetivos concretos e mensuráveis.

Por que torna-se Coach?

Nos últimos anos o Coach vem crescendo e se destacando no Brasil, isto porque a demanda por estes serviços vem crescendo a níveis mais surpreendentes ainda, seja em empresas ou para o desenvolvimento de pessoas.

O principal fator para estes números são os resultados surpreendentes obtidos através do processo de Coaching. E é por isso que empresas dos mais variados níveis e setores estão investindo pesado em treinamentos desse nível para gestores e líderes melhorarem o desempenho de suas equipes em ambientes de trabalho. As empresas ganham em agilidade, os resultados aparecem e é por isso que o Coaching se destaca cada vez mais no mercado.

Quem pode ser Coach?

Independentemente de ter uma profissão ou não, você poderá ingressar nesta carreira. Se você chegou até aqui e compreendeu a essência do Coaching, parabéns! Você tem um grande potencial para ser um profissional Coach de sucesso.

Qual o papel do Coach?

Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional conduz o seu Coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso através de planejamentos pessoal e profissional de curto, médio e longos prazos.

Como iniciar minha carreira de Coach?

Para isso, através de perguntas e respostas, você terá um real entendimento do que esta poderosa ferramenta de gestão pessoal e profissional tem proporcionado aos diversos líderes, executivos e companhias multinacionais em todo o mundo.

10 razões para obter uma formação em coaching:

1. Você tem a liberdade para escolher onde trabalhar, flexibilidade de agenda e escolher com quem trabalhar;

2. Possibilidade de trabalhar em home office, fazendo atendimento através de diversos canais, entre eles o de voz (telefone, Skype ou MSN, por exemplo). Com quase nenhum investimento em estrutura física você já pode começar a trabalhar;

3. Além de estar no controle de seu destino, pode ajudar a dar forma ao futuro de seus clientes. Realmente você pode transformar e fazer a diferença na vida deles;

4. Alto índice de satisfação profissional e pessoal;

5. Este tipo de liberdade não acontece frequentemente. Isso ocorre a profissionais treinados e dedicados que, quando se sentem apoiados sobre a ajuda de outro, melhoram suas vidas, carreiras e relacionamentos;

6. Sua experiência de vida será amplamente utilizada na sua formação e atuação como coach;

7. Você atuará na área que contribui diretamente na mudança e desenvolvimento do comportamento humano, colaborando diretamente na melhoria das relações e convívio;

8. Você poderá atuar em empresas cooperando no desenvolvimento de líderes e equipes altamente eficazes;

9. Além de explorar o seu potencial você ajudará no desenvolvimento da capacidade das pessoas, despertando seu potencial infinito, em busca de resultados extraordinários;

10. É uma das profissões que mais cresce no Brasil, com amplo mercado a ser explorado.

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